IC Technical Assistance for the Design and Architecture of the Treasury Banking
Office
UNDP-CPV - CAPE VERDE
Deadline
01-Oct-25 @ 02:00 PM (New York time)
Published on
17-Sep-25 @ 12:00 AM (New York time)
Reference Number
UNDP-CPV-00129
Contact
Procurement - procurement.cv@cv.jo.un.org
If you already have a supplier profile, please access the negotiation using quicklink or please login to the Supplier Portal, then search for the negotiation using the reference number UNDP-CPV-00129, following the instructions in the user guide.
Introduction
Country: Cape Verde
Description of the Assignment:
a) A Direção Geral do Tesouro (DGT), no âmbito do processo de Bancarização do Tesouro iniciada em 2012, procedeu ao desenvolvimento e implementação do sistema informático denominado “Bancarização”, incorporado no Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira (SIGOF), constituído por vários módulos. Embora o sistema Bancarização, em produção, já apresenta ganhos visíveis, ainda persistem desafios como a falta de uma separação entre as operações efetuadas na Tesouraria do Estado e no Banco do Tesouro, e a necessidade de se desenvolver outras funcionalidades com cobertura funcional alargada dos produtos e serviços do setor bancário, adaptados aos serviços da administração pública, nomeadamente, gestão de clientes associados a produtos e serviços, gestão de créditos, entre outras funcionalidades core de um banco.
b) Pretende-se com esta consultoria a entrega de um documento de desenho e arquitetura do Sistema Banco do Tesouro, bem como o acompanhamento e validação dos módulos desenvolvidos, documento este, que deve contemplar a especificação do Sistema Banco do Tesouro em toda a sua extensão, centralizando numa única ferramenta de gestão um conjunto de funcionalidades que permite uma visão completa do negócio core do Banco Tesouro, nomeadamente, gestão de clientes, gestão de produtos bancários associados a clientes, gestão de crédito, gestão de cheques, gestão de autorizações e solução de alta disponibilidade do serviço, entre outros módulos definidos após o levantamento de requisitos. Para além das componentes referidas acima deverá materializar uma integração natural entre os módulos, resultando numa maior eficiência, consistência nos processos, uniformidade de conceitos e robustez. Adicionalmente, deverá ter um conjunto de processos partilhados como a alta disponibilidade do serviço, gestão de utilizadores e aprovações, e gestão de documentos e imagens que asseguram consistência, flexibilidade e segurança. A proposta de sistema a apresentar abarcará o registo, a validação e manutenção dos dados, incluirá a autenticação dos utilizadores e funções de confirmação, com controlos internos adequados, garantindo a precisão e integridade dos dados registados.
c) A consultoria solicitada servirá de base para o desenvolvimento da plataforma do Sistema Banco do Tesouro. Neste sentido, o desenho e arquitetura deverá contribuir para o reforço das operações de gestão do Banco Tesouro e constituir um sistema robusto, funcional e de fácil utilização de modo a i) facilitar a tomada de decisões, ii)contribuir para a redução dos riscos operacionais e de reputação, iii) aumentar a transparência e a definição de níveis de serviço; iv) melhorar a eficiência e a produtividade e v) reorganizar os serviços e racionalizar os processos.
d) Os organismos beneficiários dos serviços a prestar são: a Direção Geral do Tesouro, designadamente, a Direção de Serviço da Tesouraria e Gestão de Contas e o Serviço de Operações Financeiras; a Direção Nacional do Orçamento e da Contabilidade Pública; a Inspeção Geral das Finanças; o Tribunal de Contas; todos o Serviços da Administração Pública Central e entidades públicas que podem e devem ter contas abertas junto ao Banco do Tesouro.
Period of assignment/services (if applicable): 3 months
Proposal should be submitted directly in the portal no later than indicated deadline.
Any request for clarification must be sent in writing via messaging functionality in the portal. UNDP will respond in writing including an explanation of the query without identifying the source of inquiry.
Please indicate whether you intend to submit a bid by creating a draft response without submitting directly in the system. This will enable the system to send notifications in case of amendments of the tender requirements. Should you require further clarifications, kindly communicate using the messaging functionality in the system. Offers must be submitted directly in the system following this link: http://supplier.quantum.partneragencies.org using the profile you may have in the portal. In case you have never registered before, you can register a profile using the registration link shared via the procurement notice and following the instructions in guides available in UNDP website: https://www.undp.org/procurement/business/resources-for-bidders. Do not create a new profile if you already have one. Use the forgotten password feature in case you do not remember the password or the username from previous registration.